quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Pedra da Gávea - A maior pedra a beira mar do mundo guarda muitos mistérios.

Pedra da Gávea
Coordenadas: 22° 59' 53" S, 43° 17' 04" O

Pedra da Gavea, Rio de Janeiro

A Pedra da Gávea é um monólito de gnaisse com topo de granito subindo 842 metros acima do nível do mar, e o maior bloco de pedra a beira mar do planeta. Conhecida como uma esfinge de histórias contraditórias, desperta admiração pela imponência e mistério.

É um dos pontos extremos do parque e um dos mirantes mais espetaculares, situado entre os bairros de São Conrado, na Zona Sul e Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Lendas e mistérios

O que não falta à Pedra da Gávea são lendas e mistérios. A começar pela estranha forma e rosto enigmático. Existem histórias para todos os gostos; portal para outra dimensão, base de discos voadores, esfinge fenícia, túmulo de reis.

Algumas partes realmente despertam mais perguntas do que respostas. Uma dessas partes são as inscrições fenícias que existem no topo, e estão escritas assim:
LAABHTEJ BAR RIZDAB NAISINEOF RUZT
- Lidas de trás para a frente: TZUR FOENISIAN BADZIR RAB JETHBAAL
- Tiro, Fenícia, Badezir primogênito de Jetbaal.

Outros pontos são o próprio rosto da esfinge e o portal, este no lado que dá para a Barra da Tijuca. Também existem sítios arqueológicos, como caminhos de pedras e senzalas do tempo colonial.Outro fator que aumenta ainda mais os mistérios sobre a Pedra da Gávea, é pelo fato da existência de um portal situado quase no topo da Pedra da Gávea, que é vista apenas do lado da Barra da Tijuca.

Obviamente, muitos devem admitir que ali deve ser a entrada que dá o acesso ao túmulo do Rei fenício Badezir que ali foi sepultado, juntamente com suas jóias (essa lenda foi a base do filme Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa, que traz muitas imagens da Pedra da Gávea).

Outros, como os adeptos da Eubiose admitem, seja a passagem para outra dimensão, especialmente para Agharta, o provável reino construído depois do trágico afundamento da Atlântida. Também há relatos de que no ouvido da esfinge há uma passagem secreta e esta caverna atravessa de uma ponta a outra.

Houve também testemunhos de que a Pedra da Gávea tem sido por muitas vezes, plataformas de pouso de naves alienígenas, o que tem atraído atenção de ufólogos.A Pedra da Gávea está na lista dos treze lugares misteriosos, qual desta lista , incluem-se o Stonehenge, situado no Reino Unido, a Pirâmide de Gizé, no Egito e o Triângulo das Bermudas.EcossistemaO ecossistema da Pedra da Gávea é característico da Mata Atlântica secundária. Ainda existem resquícios das matas originais nos pontos de difícil acesso. Podemos encontrar árvores de todos os portes e uma floresta exuberante na vertente da Barra. Também encontramos algumas bromélias e orquídeas, como a Laelia Lobata, que só é encontrada na Pedra da Gávea.

Já a vegetação do topo da montanha está bastante prejudicada pelo próprio usuário. Os resíduos, o descuido e os incêndios intencionais e os causados pelos balões, vem descaracterizando este lugar tão especial. Os resíduos atraem animais exóticos, como os ratos, que acabam interferindo com a fauna local.

O intenso uso das trilhas tem causado grandes erosões em alguns trechos, prejudicando ainda mais as florestas ao redor. A água é muito escassa nas partes altas, porém, nas bases é possível encontrar pequenas cachoeiras dentro de florestas densas.

Geologia e erosão

A Pedra da Gávea é o maior monolito a beira mar do planeta, formado por dois tipos de rocha distintas: a base de gnaisse e o topo de granito. Sua altura, localização próxima ao mar e sem obstáculos a volta, a tornam muito exposta a ação do tempo, sofrendo grandes processos erosivos. As constantes variações de temperaturas, chuvas e raios vem, ao longo das eras, moldando seus contornos, principalmente no topo. Grandes blocos de pedras já se soltaram ou estão soltos, ameaçando rolarem montanha abaixo.
A perda de praticamente toda a sua cobertura vegetal original tem contribuído para os processos erosivos e o esgotamento das nascentes no topo. O topo e o lado voltado para São Conrado é o mais afetado.

No topo, somente pouquíssimas árvores ainda existem, predominando o capim de fácil combustão. Já na sua vertente voltada para o nascer do sol, leste, uma pequena e exuberante floresta foi sendo destruída por sucessivos incêndios causados por raios, balões e o descuido humano. Como resultado da destruição da cobertura vegetal, temos desmoronamentos de solo, e a soltura de grandes blocos de pedra.


Ligações externas

Parque Nacional da Tijuca - Pedra da Gávea
http://www.terrabrasil.org.br/p_gavea/pgavea.htm

Parque Nacional da Tijuca - Trilhas - Pedra da Gávea
http://www.terrabrasil.org.br/trilhas_mapas/tri_t_pgavea.htm

Alma Carioca - História - Pedra da Gávea

OS MISTÉRIOS DA PEDRA DA GÁVEA

No alto da montanha aparece a face de um ancião.Misteriosas inscrições completam o quadro.Seria um elo entre o presente e o passado esquecido?http://www.almacarioca.com.br/hist02.htm
Fotos da Pedra da Gávea e informação (em inglês)
http://www.travel-earth.com/brazil/pedra-da-gavea/
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_da_Gávea

Mas a história mais “intrigante” de todas é a do mundo subterrâneo de Agartha, cuja capital seria Shambala. Uma das entradas desse mundo, no Brasil, estaria na Pedra da Gávea(por causa de um imenso portal em cima da pedra).

Outra entrada estaria em Sete Cidades, no Piauí, e haveria uma terceira na Serra do Roncador.

Moral da história, a Pedra da Gávea está na lista dos treze lugares misteriosos, nessa lista incluem-se o Stonehenge, situado no Reino Unido, a Pirâmide de Gizé, no Egito e o Triângulo das Bermudas.
http://www.overmundo.com.br/overblog/pedra-da-gavea-e-seus-misterios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua disponibilidade, Mensagem e sua Visita neste Blog!